Dirceu pede aumento de vagas em concurso da PM

Parlamentar defende que o efetivo deve ser ainda maior em razão da alta demanda no estado.

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) enviará, em nome do deputado estadual Dirceu Ten Caten, um pedido para que o número de vagas para policiais militares no concurso público que está em vigor seja aumentado. 

No edital, há a oferta de 95 vagas para oficiais, destas, 85 para o público masculino e 10 para o feminino. Já para praças, o certame destinou 2.310 vagas, das quais 2.079 devem ser preenchidas por candidatos masculinos. As provas objetivas para praças foram aplicadas em 6 de junho, o que confere validade ao processo que pode sofrer retificações. 

Para Dirceu, o número de vagas é inferior ao necessário neste momento e argumenta que a ampliação é uma reivindicação popular: “E que pese a relevante medida, que contribui com uma administração de qualidade e, especialmente, no aumento efetivo no âmbito da segurança pública, tão necessário ao combate à crescente criminalidade, diversos candidatos têm pleiteado o aumento de vagas”, disse. 

A moção com a manifestação parlamentar será enviada à Polícia Militar do Pará (PMPA) e à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplad), esta última responsável pelo lançamento de concursos públicos no estado. 

Concurso para policiais penais

Estão marcadas para serem aplicadas em 24 de outubro as provas referentes ao concurso público para o preenchimento de 1.646 vagas para policial penal e 299 para cadastro de reserva, que também serão chamados. 

Em 18 de fevereiro de 2020, o deputado Dirceu realizou uma Sessão Especial na Alepa, na qual tratou, junto com a categoria, da implementação da Polícia Penal no Pará em consequência da aprovação da PEC 104/2019 que criou o cargo no ordenamento jurídico brasileiro. 

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.