Novembro Azul: Câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens

O Instituto Nacional do Câncer (Ican) estima que 2021 terá 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, por isso, se você tem acima de 45 anos, previna-se, faça o exame preventivo.

É importante frisar que não é todo paciente que realizará necessariamente o exame de toque retal, há também o exame de sangue, conhecido também como “Exame PSA” e será feito conforme orientação médica.

Principais pontos

Idade: A doença é mais comum entre os homens após os 50 anos.

Histórico familiar: Alguém da família já foi diagnosticado com a doença? Esse é um fator importante.

Estilo de vida: excesso de álcool, tabagismo, sedentarismo e má alimentação contribuem.

Obesidade: O excesso de gordura interfere em todo o organismo, inclusive o desenvolvimento de células responsáveis pela formação de tumores.

Sintomas silenciosos: Em estágio inicial, a doença é silenciosa e, geralmente, não apresenta sintomas, por isso a necessidade de fazer o exame preventivo. Mas em estágio avançado, alguns sintomas são: dor ao urinar, ao ejacular, dificuldade para urinar e a presença de sangue na urina, por exemplo.

Tratamento: O tratamento é definido conforme o estágio da doença e o perfil do paciente.

Cura: Por se tratar de um câncer, quanto antes começar o tratamento, mais chances de cura. Por isso, mais uma vez, o exame preventivo é importante e faz a diferença.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.