Ano após ano, quando vem chegando o mês de abril, é impossível não refletir mais intensamente sobre Marabá.
Desde muito novo, levado pela política, percorro diferentes cidades, estados, países. Gosto de muitos desses lugares, mas é retornando para Marabá que eu sinto estar voltando pra casa. O nome disso é pertencimento.
Acabei descobrindo também que o pertencimento traz consigo a responsabilidade e é exatamente isso que sinto em relação a Marabá.
Somos todos filhos desta terra abençoada e somos todos responsáveis pelo seu futuro, que é o futuro de todos nós.
É minha responsabilidade – e de todos que amam e se consideram filhos desta terra – trabalhar para que nossa cidade alcance um novo patamar de desenvolvimento.
É nossa responsabilidade unir a cidade em torno de um projeto que a torne, novamente, a Capital do Carajás e a cidade a liderar o Sul do Pará.
É nossa responsabilidade reduzir a desigualdade social e econômica, que favorecem a violência, a falta de solidariedade e o desalento.
É nossa responsabilidade estender a mão aos nossos irmãos mais vulneráveis, protegendo a infância, os idosos e dando esperança àqueles que precisam de uma nova chance para recomeçar.
É nossa responsabilidade investir em educação, formação de mão de obra qualificada, em tecnologia e inovação, porque só assim vamos preparar nosso povo para este mundo moderno e em permanente transformação.
Neste 5 de Abril, é tempo de parabenizar Marabá pelos seus 111 anos de fundação, mas também é tempo de assumir nossas responsabilidades.
O melhor presente para Marabá será a união de todos os homens e mulheres de boa vontade em uma grande corrente de fé e esperança no futuro de nossa cidade.
Vamos, juntos, em uníssono, afirmar: “sim, nós podemos mais! Marabá pode mais”!
Parabéns, Marabá, por mais um aniversário e que Deus nos abençoe.