Desde o início do século XX, as mulheres reivindicam seus direitos e assumem protagonismo cada vez maior. O slogan “lugar de mulher é onde ela quiser”, tornou-se um mantra que reflete a luta delas por igualdade, dignidade e respeito.
Ao longo de meus três mandatos tenho me esforçado para apoiar a luta das mulheres. Busco garantir que elas tenham acesso à saúde, segurança, estabilidade social e econômica.
O Hospital da Mulher, em Belém, é um exemplo de nossa luta. Este hospital especializado foi criado por meio de um projeto de minha autoria e abraçado pelo governo do estado. É o primeiro hospital público no Pará para atendimento exclusivo de mulheres.
Por outro lado, fico feliz em ter articulado a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Marabá. É um ponto de apoio a partir do qual milhares de mulheres poderão acessar diversos programas e projetos do governo federal.
Refletindo sobre a realidade de Marabá, percebo que temos muitas lutas a vencer e as mulheres têm muitos espaços a ocupar.
Vejo como urgente e necessário, por exemplo, garantir a participação feminina em todos os níveis da administração e criar a Secretaria da Mulher, órgão essencial para promover a igualdade de gênero, tendo atenção especial à saúde da mulher e ao empreendedorismo feminino.
Então, este 8 de Março é o momento certo para parabenizar as mulheres por suas conquistas e reafirmar meu compromisso com a luta que elas travam diariamente.
A caminhada no sentido da igualdade e do empoderamento feminino não é fácil. Mas, tenho certeza que, com trabalho e fé, vamos tornar Marabá uma cidade mais generosa, inclusiva e segura para todas as mulheres.
Salve o Dia Internacional da Mulher!